segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Como alinhar a Mentalidade Enxuta aos requisitos do Sistema de Saúde?

Como alinhar a Mentalidade Enxuta aos requisitos do Sistema de Saúde?


Muitos profissionais e executivos da saúde têm duvidas sobre a aplicabilidade da mentalidade enxuta no sistema de saúde. É fácil de entender a rejeição da comparação de carros com pessoas e o paralelo do sistema de saúde e uma linha de produção de automóveis. No entanto, nas poucas – por enquanto – instituição de saúde que desenvolvem iniciativas dentro da mentalidade enxuta é notável o entusiasmo com os resultados e com o alinhamento das iniciativas enxutas aos requisitos do sistema de saúde.
Esse entusiasmo é fácil de entender. No início dos anos 2000, o Institute of Medicine (IOM) e o Institute for Health Improvement (IHI) nos EUA definiram de forma muito clara e objetiva quais seriam os requisitos de qualidade para qualquer instituição de saúde e para o sistema de saúde como um todo. As "Seis Dimensões do Cuidado" demarcam claramente o que sociedade como um todo espera do sistema de saúde: Uma Assistência à Saúde Segura; Eficaz; Centrada no Paciente; Eficiente; Ágil; e Justa.
Ao aplicarmos os conceitos fundamentais da mentalidade enxuta, vamos diretamente de encontro a esses requisitos. Os "Fundamentos da Mentalidade Enxuta" são: identificar o valor para o cliente; analisar o fluxo de valor e eliminar desperdício nos processos; criar o fluxo contínuo; criar a produção puxada integrando todas as partes da cadeia de valor; e buscar a perfeição.

Misturando os conceitos: as "Seis Dimensões do Cuidado" e os "Cinco Princípios Lean":
  • Segurança. O sistema de saúde sofre profundamente com a falta de segurança: os processos desorganizados e com interrupções constantes; fragmentações e inconsistências no manejo das informações colocam milhões de pessoas em risco e milhares são vitimas de erros e complicações evitáveis. Ao "identificar e mapear o fluxo de valor" sob a perspectiva do cliente, a mentalidade enxuta pretende criar um processo perfeito, livre de erro, reduzindo drasticamente seus riscos. Todas as "ferramentas enxutas" foram desenvolvidas para buscar essa "perfeição no processo": eliminar os desperdícios de maneira incansável (sendo que os desperdícios associados a "defeito" ou "retrabalho" podem custar vidas no sistema de saúde). O conceito de "jidoka" (que significa "introduzir inteligência na máquina" – usando ferramentas para solução de problemas) é um dos pilares da mentalidade enxuta na busca da perfeição (do processo livre de erro e desperdício).
  • Eficácia. O foco no que é "valor do ponto de vista do cliente" e o "jidoka" definem qual a taxa de eficácia (a "perfeição") esperada em cada processo e dentro do sistema como um todo. A eficácia emerge da padronização e da melhoria contínua, ambos são fundamentos da mentalidade enxuta. Devemos oferecer o "tratamento correto ao paciente certo no momento certo"! 
  • Centrado no Paciente. O fluxo de valor tem como foco o próprio paciente, e os processos e sistemas são desenhados identificando qual é a trajetória do cliente no processo, focando nas suas necessidades e expectativas dentro de cada etapa; criando um fluxo contínuo e suave na trajetória do cliente pelo processo. A mentalidade enxuta é centrada no paciente por definição.
  • Eficiente. Processos enxutos são mais eficientes. O foco na separação do que é "valor" do que é "desperdício"; na implantação de sistemas mais seguros (mais inteligentes) aumentam muito a eficiência do processo reduzindo as taxas de erro (e riscos); o tempo de processamento e aumentando a capacidade de produção do sistema, tornando-o mais eficiente.
  • Agilidade. Processos mais seguros; livres de erro e desperdícios (associados à movimentação, por exemplo); e focados no que cria valor para o cliente são naturalmente mais ágeis, com um fluxo contínuo e livre de interrupções e esperas desnecessárias (processo puxado). A agilidade vem da eliminação do desperdício oculto em processos mal desenhados, inseguros e repletos de erros (riscos), defeitos e retrabalho.
  • Justiça. Um tratamento justo significa oferecer assistência à saúde independente de raça, status social, econômico, geográfico ou religioso. A mentalidade enxuta, ao se comprometer a oferecer "tratamento correto ao paciente certo no momento certo", se compromete também com a justiça na assistência. Mais ainda, ao estar focada no significado do valor para o cliente, pode identificar variabilidades culturais, sociais ou econômicas e buscar a "experiência do cuidado perfeito" para todos.

9 comentários:

  1. Pode ser mais específico?

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  2. Como convencer gestores públicos a praticar gestão enxuta? Quais formações existem em São Paulo?

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  3. Carlos,

    Parabéns pelo artigo, muito interessante a relação lean com as seis dimensões dos cuidados.

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  4. Obrigado Bruno, é assim que estamos desdobrando nossas estratégias por aqui, de fato tem sido muito útil.

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  5. Sobre os gestores públicos: ontem o Lean Blog (Graban) postou um link do Boston Consulting Group sobre "lean nos serviços públicos", muito interessante, em inglês.
    Link do BCG (pdf): http://ow.ly/3hpBz
    Lean Blog : http://ow.ly/3hpCB

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  6. Sobre o "Que #$@&*%":
    Não me pareceu um comentário muito respeitoso (independente da válida opinião, o uso de certos termos é em geral ofensivo a todos). Outro fundamento Lean é respeitar as pessoas.
    Mas insisto com o outro Anônimo: O comentário poderia ser mais específico...

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  7. Conheçam um pouco mais da experiência Lean do Hospital São Camilo, lendo material do link Lean Institute Brasil http://www.lean.org.br

    Att. Guilherme Carrara

    =================================================== Mapeamento do Fluxo de Valor na Área da Saúde

    O Lean Institute Brasil, em parceria com o Hospital São Camilo, realizou em 2009 um Workshop inédito de Mapeamento do Fluxo de Valor com duração de 16 horas ministradas em 2 dias consecutivos.

    Os conceitos lean vêm despertando enorme interesse em instituições hospitalares de diversos países como EUA, Reino Unido, Austrália etc. Os significativos resultados conquistados em reduções de custos e melhoria no atendimento tem atraído um numero crescente de organizações praticantes.

    Há uma crise séria nos sistemas de saúde com custos exponenciais e qualidade inadequada. E uma convergência crescente sobre a necessidade de transformar o sistema de gestão ao redor do mundo. No Brasil, o problema não é diferente.

    O Hospital São Camilo tem introduzido os conceitos lean obtendo excelentes resultados. Gentilmente, abriu as suas instalações para a realização deste workshop prático.

    O mapeamento do fluxo de valor foi uma etapa inicial fundamental para nortear a transformação lean. Um mapa do fluxo de valor é uma representação visual dos fluxos de materiais e informações. Serve para analisar o funcionamento sistêmico de um fluxo de valor e esboçar estados futuros melhores.

    Este workshop de mapeamento realizado dentro de hospital permitiu identificar os fluxos dos pacientes, dos materiais e das informações, possibilitando aos participantes uma visão sistêmica de macro fluxos fazendo com que eles tenham condições de identificar valor e desperdício ("aprender a enxergar").

    Mapear é uma etapa inicial crítica na transformação lean, pois é a partir dela que se identifica a necessidade da aplicação das técnicas Lean. Assim, o mapeamento ajuda a evitar o erro comum de selecionar ferramentas isoladas, que podem criar "ilhas de eficiência" mas benefícios sistêmicos limitados e não sustentados.

    O ciclo de mapeamento iniciou-se com o levantamento do estado atual. Então, rapidamente, um estado futuro é projetado (“kaizen do sistema”), tendo como norteador os princípios lean. O passo seguinte foi elaborar um plano de ação para alcançar o estado futuro desejado.

    Através de preleções, discussões, exercícios e aplicação prática, este workshop mostrou como enxergar fluxos de valor, identificando as causas dos desperdícios, esboçando e planejando a aplicação das técnicas Lean.

    Mapear pode ajudar você a:

    Estabelecer uma linguagem comum e uma direção para os esforços de melhoria;
    Focar ações para maiores e mais sustentáveis resultados;
    Compreender melhor a relação entre os fluxos de materiais e informações;
    Criar as bases para um plano de implementação efetiva.

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  8. Olá Guilherme,
    É verdade, a experiência do São Camilo Pompéia é pioneira e nosso pessoal participou desse workshop em 2009. O LIB vem se dedicando a fomentar a mentalidade enxuta na Saúde com eventos e iniciativas como essa. Obrigado pela dica.

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